segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Semana Nacional do Trânsito

Em todo o país é comemorado a Semana Nacional do Trânsito(de 18 a 26/09), onde os seguimentos da comunidade, principalmente a escola, desenvolve projetos de grande relevância junto à comunidade que visa conscientizar e consequentemente diminuir o numero elevado de acidentes, com percentual altíssimo de vitimas fatais no trânsito. Em Redenção, nas escolas, esta semana é bem debatida, com campanhas, passeatas, palestras que giram em torno da temática.
Com a colaboração do Departamento Municipal de Trânsito,  a Escola Aquarela levou seus alunos pra uma  das mais movimentadas avenidas de Redenção e com um trabalho de orientação e prevenção aos motoristas que ali trafegavam  desenvolveu in loco o projeto "Educando para um trânsito seguro".




O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) regulamentaram a Lei nº 12.0006/09, que obriga a inclusão de frases educativas nas campanhas publicitárias de produtos oriundos da indústria automobilística e afins.
A Lei, que entra em vigor a partir do dia 04 de outubro, atingirá os anúncios de divulgação e/ou promoção de veículos rodoviários, automotores, componentes, peças, acessórios, entre outros, em todos os veículos de comunicação, desde rádio, televisão e jornal até revista e outdoor, este último com regras específicas.

As mensagens a serem veiculadas incidem em seis frases de cunho educativo: “Respeite a sinalização de trânsito”, “Faça revisões em seu veículo regularmente”, “Cinto de segurança salva vidas”, “No trânsito somos todos pedestres”, “Capacete é a proteção do motorista” e “Transporte com segurança, use a cadeirinha”.

Quem não cumprir a lei terá a suspensão imediata da peça publicitária e estará sujeito à punição, como advertência por escrito; suspensão, nos veículos de divulgação da publicidade, de qualquer outra propaganda do produto, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias; multa de R$ 2043,50 a R$ 10.217,50, cobrada do dobro até o quíntuplo, em caso de reincidência.
fonte:Diário do Pará)